Cozinhando

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Higiene na Cozinha


Por Fabiana Borrego

Além de uma alimentação saudável é importante ficarmos atentos à higiene dos alimentos e dos lugares onde são manipulados.

No verão é muito comum os turistas apresentarem intoxicação alimentar, por consumirem alimentos que foram preparados sem nenhum cuidado quanto à higiene. A praia é um lugar onde podemos observar vários problemas relacionados à esse fator. O mesmo cuidado deve-se ter na cozinha de casa.

Toda vez que consumirmos alimentos crus, como saladas e frutas, devemos higienizá-los, o que é bem fácil e muito importante para a segurança de nossa saúde. Esses alimentos devem ficar, depois de lavados em água corrente, de molho em solução clorada, por 15 minutos, que pode ser feita com 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária de uso geral, ou então, em supermercados já existem soluções para esse tipo de procedimento. Depois é só enxaguar e consumir tranquilamente. Muitas pessoas ainda acreditam que o vinagre higieniza os alimentos, mas somente a solução clorada tem essa função.


Outra coisa que devemos evitar é guardar os alimentos em panelas na geladeira ou então deixar no forno ou sobre o fogão. Todo alimento depois de manipulado deve ser armazenado sob refrigeração em recipientes plásticos ou de vidro.
Alimentos expostos à temperatura ambiente estão mais sujeitos a contaminação e proliferação de microorganismos.

Importante também é observar a data de validade dos alimentos industrializados depois de abertos, essa validade é diferente daquela que vem estampada ao lado da data de fabricação. Geralmente essa informação encontra-se no próprio rótulo, por exemplo: um leite em pó, após aberto deve ser consumido em no máximo 30 dias, portanto fique atenta.
Durante a compra observe sempre a validade, se a embalagem está íntegra, se odor está característico do alimento (no caso de carnes, peixes e frango) e se a cor e a consistência estão normais.

E claro que não podemos esquecer a higiene pessoal na hora de manipular os alimentos, lavar sempre as mãos com sabonete neutro e se possível desinfetar com álcool 70%, a utilização de luvas descartáveis pode ser feita desde que sejam trocadas em cada mudança de tarefa, é comum observar em estabelecimentos comerciais os manipuladores usarem luvas e não as tirarem para nada, isso é errado. Sempre em uma cozinha é importante cabelos presos e unhas sem esmaltes, pois ninguém vai querer comer um lasca do seu lindo esmalte vermelho!

Esses cuidados fazem toda a diferença na hora do consumo dos alimentos, seja em casa ou rua. A segurança alimentar começa com uma refeição saudável e livre de intoxicação.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...