Cozinhando

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Chocolate: mitos e verdades



Por Fabiana Borrego



“Chocolate, chocolate,chocolate...eu só quero chocolate, só quero chocolate, não adianta vir com guaraná pra mim é chocolate o que eu quero beber...chocolate, chocolate, eu só quero chocolate.” 
Tim Maia

Difícil resistir a essa tentação, mas existem muitos fantasmas que rodeiam o consumo do delicioso alimento. Então vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre essa tentação.

O chocolate é rico em polifenóis e flavonoides, substâncias que auxiliam no tratamento de inflamações e principalmente das doenças cardiovasculares, as sementes de cacau possuem cerca de 60% de flavonoides, que agem como antioxidantes e promovem o fluxo sanguíneo adequado, causando uma redução na pressão sanguínea, o que tende a diminuir a agregação das plaquetas, evitando infarto e acidente vascular cerebral, além de diminuir a oxidação da molécula de LDL (colesterol “ruim”). O cacau também é rico em triptofano, um aminoácido que aumenta a produção de serotonina no cérebro, responsável por proporcionar a sensação de bem estar e relaxamento.

Então já que o chocolate traz tanto benefícios, podemos consumi-lo à vontade, claro que não, é necessário moderação, já que o alimento é calórico e pode causar insônia, devido a uma substância que também podemos encontrar no café, a teobromina, que estimula o sistema neuromuscular, como a cafeína. O ideal é consumir no máximo 50g/dia, sendo melhor consumir os que possuem boas quantidades de cacau, pois possuem menos açúcar. E nada de optar pelo diet achando que vai consumir menos caloria, os diets são os que possuem mais gordura, já que é retirado de sua fórmula o açúcar, portanto mais calóricos, esses alimentos são para atender a população de diabéticos, que também devem consumir com moderação.

A relação do chocolate com o aparecimento de espinhas é puro mito, a causa do aparecimento das acnes são a hereditariedade, problemas hormonais, medicamentos que alteram a quantidade ou tipo de gordura na pele e o uso de cosméticos gordurosos.

Portanto o chocolate não é o vilão da história, basta consumir com moderação e assim tirar os proveitos desse delicioso alimento.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...