Cozinhando

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O que são probióticos?

Imagens: Google
Por Fabiana Borrego

Probióticos são microrganismos vivos que podem produzir efeitos benéficos nos alimentos, em princípio, mediante sua ação no tratogastrointestinal, embora atualmente não se excluam outras vias de ação.
Os probióticos mais comuns (Lactobacillus e Bifidobacterias) são ingeridos como produtos fermentados (certos iogurtes, leites fermentados e queijos) e no futuro prevê-se que seu consumo se amplie para vegetais e carnes fermentadas.
Os probióticos já são utilizados há muito tempo na alimentação. Em 1907, a Teoria de Metchnikoff (Teoria da Longevidade) mostrou a importância dos lactobacilos para a saúde do homem. Por isso, encontramos atualmente produtos contendo probióticos em todo o mercado mundial.
O Japão é o país que apresenta a maior variedade destas formulações, embora no Brasil iogurtes e leites fermentados com culturas probióticas sejam facilmente encontrados. A incorporação destes microorganismos ao produto não altera o sabor, nem a textura e podem ser utilizadas culturas únicas ou associadas.
As bactérias presentes nestes alimentos probióticos agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microorganismos indesejáveis.

Outras funções:

Os probióticos aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois existe um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos.

Fortalecimento do sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras.

Manutenção da microbióta intestinal (flora intestinal), assumindo assim um papel influente na digestão.

Auxilia no processo de tratamento de pessoas com intolerância a lactose (açúcar do leite), devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão deste açúcar.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...