Cozinhando

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alimentos e Amor


Por Fabiana Borrego

Na semana do dia dos namorados, nada melhor do que falarmos sobre a influência dos alimentos na sexualidade, será que realmente existem alimentos afrodisíacos?!

Semana vitaminada para todos, e quem não tiver um (a) namorado (a), não esquente a cabeça, o mais importante é celebrar o amor!

Muito se fala sobre os alimentos afrodisíacos, mas não existe nada comprovado cientificamente entre a relação dos alimentos e o desempenho sexual. O desejo está muito mais ligado ao cérebro e a imaginação, do que a simples ingestão de alimentos. O que ajuda com certeza é dividir uma refeição com uma pessoa especial, em um lugar agradável, regada a uma boa conversa e por que não um belo vinho!

O que se sabe com certeza é que a gastronomia, como dizia o Brillat-Savarin “quando compartilhada, exerce a mais nítida influência sobre a felicidade que se pode encontrar na união conjugal”.

Então por que não preparar receitinhas bem gostosas a quatro mãos, com alimentos que podem ser coadjuvantes para esse momento especial?

Aveia: Apesar de não ser considerado um dos principais alimentos sensuais, a aveia tem uma forte propriedade que ajuda no aumento de testosterona, contribuindo para o desejo sexual.

Banana: A fruta eleva os níveis de serotonina no sangue. Com isso, a você ficará com o humor mais elevado e menos nervosa.

Café: Para aumentar a sua libido, uma dose de café após o jantar pode ser fundamental para uma noite boa.

Chocolate: Comer um chocolate com alto teor de cacau ocorre a liberação feniletilamina liberada e consequentemente ocorrerá a liberação de endorfina, que é o hormônio do prazer.

Frutos do mar: principalmente as ostras, que são ricas em zinco, mineral que contribui para a formação de testosterona o hormônio masculino.

Pimenta: As pimentas no geral são consideradas alimentos termogênicos, refeições com molhos picantes causam efeitos na sudorese como excitação, palpitação, aumento do ritmo cardíaco e faces coradas. Nesse grupos dos alimentos termogênicos podemos incluir o gengibre, a canela, o chá verde e até o wasabi.

Amendoim: por ser rico em vitamina B3, contribui para vasodilatação sanguínea, aumentando a libido.

Vinho: Beber vinho praticamente se torna fatal para uma boa noite de amor. Além de fazer você se sentir quente, a bebida aumenta os níveis de estrogênio e facilita a circulação sanguínea.

Frapê de café com avelã
Rendimento 2 porções/205 Kcal por porção

Ingredientes

300 g de sorvete de baunilha
3 colheres de sopa de pasta de avelã
1/3 de xícara de chá de café preparado forte
Cobertura de chocolate pronta

Modo de Preparo

Bata o sorvete com a pasta de avelã e o café no liquidificador até ficar homogêneo. Decore o interior de uma taça com a cobertura de chocolate e coloque o frapê. Sirva em seguida.


Peito de Frango ao molho de raiz-forte
Rendimento 4porções/ 198 Kcal por porção

Ingredientes

4 filés de frango de 180 g cada um
sal
1 colher de sopa de azeite
100 g de gergelim

Molho

½ colher de sopa de margarina light
1 alho poro cortado em fatias finas
1 xícara de chá de leite desnatado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de zestes de limão siciliano
½ colher de chá de raiz-forte
2 colheres de chá de requeijão light
sal

Modo de Preparo

Tempere os filés com sal e azeite e leve-os para grelhar em fogo alto por três minutos, numa frigideira antiaderente, virando-os para que dourem dos dois lados. Retire e passe-os no gergelim, apenas de um lado. Leve ao forno moderado (180°C), preaquecido, numa forma refratária, por 15 minutos. Reserve em um lugar aquecido.

Molho - Em uma frigideira com a margarina doure o alho-poró. Adicione o leite misturado com a farinha e cozinhe mexendo com uma colher, até engrossar. Junte a casca de limão, a raiz-forte, sal e, ao final o requeijão.


Tortinhas de aveia e pêra
Rendimento 12 porções/180 calorias por porção

Ingredientes

Massa
100g de margarina light
1 ovo
2 colheres de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão(Tal e Qual-sugestão)
1 xícara de chá de aveia em flocos
1 pitada de canela em pó
1 xícara de chá de farinha de trigo

Recheio
4 pêras picadas
suco de 1 limão
4 colheres de sopa de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão(Tal e Qual-sugestão)
½ xícara de chá de creme de leite light

Cobertura
2 pêras cortadas em fatias
2 colheres de sopa de adoçante dietético em pó, próprio para forno e fogão(Tal e Qual-sugestão)
1 colher de chá de amido de milho
4 colheres de sopa de vinho tinto
2 cravos da Índia

Modo de Preparo

Massa
Em um bowl, misture a margarina, o ovo, o adoçante, a aveia e a canela em pó. Adicione aos poucos, a farinha de trigo até ficar uma massa firme. Forre 12 forminhas individuais (10 cm de diâmetro) com a massa. Fure a massa com um garfo e leve as forminhas ao forno médio (180°C), preaquecido para assar por cerca de 30 minutos. Reserve.

Recheio
Cozinhe as pêras com o suco de limão, o adoçante e deixe no fogo até ficar macia. Retire do fogo e bata no liquidificador até ficar um purê. Misture o creme de leite. Preencha as forminhas assadas com o recheio e reserve.

Cobertura
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até as pêras ficarem macias, mas sem desmancharem. Enfeite as tortinhas com a cobertura e leve-as a geladeira para firmar.


Fabiana Borrego
Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica e Padrões Gastronômicos
fabiana@chefnutri.com.br

1 comentários:

Fernanda Reali disse...

Òtimo post, gostei mesmo!
Só o café não tomo à noite, apenas o descafeinado.

Beijoooo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...